absolutgossip

Porque na vida nada faz sentido se não for partilhado...

segunda-feira, outubro 16, 2006

ModaLisboa "Energy", the same old story...


Sempre a mesma palhaçada. Falta de espaço. Acreditações de imprensa e vip reduzidas a metade, impossibilidade de sentar mais pessoas, enorme controlo. Realidade: muitas cadeiras vazias, bancadas por preencher, pouca assistência, lugares reservados a jornalistas e imprensa internacional ocupados por alegres anónimos, "vips" da Nova Gente e "bichas" da vida airada, zero controlo de "sitting". Assim é a ModaLisboa e a última edição, que decorreu de 12 a 15 de Outubro no Museu da Electricidade, em Lisboa, não foi excepção.
Incorrecções: muitas. Engraçar com a cara certa no balcão de acreditações foi uma delas e deveria ser denunciado. É que se basta o primeiro nome para se identificar um jornalista e a data (e teor) da última conversa telefónica, também deveria bastar o seu trabalho e carteira profissional para não ser necessário cair ou não no goto da responsável do gabinete de imprensa. Fiquei a saber, entre outros, que o manequim Pedro Almeida (de rabo-de-cavalo) durante 4 dias foi jornalista do jornal Expresso e que João de Castro, do Millennium BCP, representou durante 4 dias alguém da imprensa internacional. À vista de todos, na primeira fila, conforme atestava o papel colado nas costas das cadeiras. Gostava de ler depois o que escreveram. Ou se na próxima edição também terão de enviar cópia dos artigos anteriores, como me é pedido.
À porta sei que também ficaram amigos meus, pessoas com convite na mão para uma pessoa, que deixava na rua o/a acompanhante. No balcão de acolhimento, foram-lhes voltadas as costas cortando, assim, uma conversa educada. Depois existem fenómenos como os (as) amigos (as) de Pedro Machado, direcção comercial da ModaLisboa, que a todo o momento surgem em cena, rodeando-o em pedidos para si próprios e amigos. Vi-o suspirar.
Na passerelle, ainda que com algumas anunciadas caras novas, não pude deixar de notar a presença jurássica do (s) gémeo (s) Guedes (deformado/s com tanto exagero de músculos), de Ana Isabel (que até de cadeira de rodas deverá continuar a abrir e fechar desfiles neste certame), dos "cara-de-puto" Gonçalo Gonçalves, Tobias e Guilherme, de Elsa (a "ex" de Rubim), Telma Santos (ex-Miss Portugal), Sónia Balacó, Esmeralda... e Nayma! Quando se reformará esta mulher? De todo o leque "usado" e "re-usado" de modelos, só Rodrigo Soares (o "Martini Man" português), Erika (já habituée dos desfiles de Armani), Sofia Baessa (a deusa negra por quem Paco Rabanne já se apaixonou) e Bruno Rosendo (manequim já fotografado por Karl Lagerfeld) parecem merecer mais kilómetros de estrada. Flor, eleita Melhor Modelo Feminino do Ano, nos Globos de Ouro da SIC, não desabrochou uma vez sequer para o público.
Mas tudo termina sempre em palmas e elogios. Afinal, o povo agradece os lenços de papel amarelos, guarda-chuvas de bolso, capas plásticas para fatos e revistas de há dois/três meses atrás, que patrocinadores como a Renova, GQ e LuxWoman oferecem como escoamento de "stocks".
Legendas fotos:
a) Bruno Rosendo para Tenente
b) Erika para Ana Salazar